Publicidade

Locação

Venda de usados cai, mas locação cresce

POSTADA EM: 17/11/2015  |  POR: (Da redação)

Fernanda Carvalho/Fotos Públicas

 

As vendas de imóveis usados residenciais caíram 8,81% em setembro no Estado de São Paulo na comparação com agosto, segundo os dados apurados em pesquisa feita com 1.086 imobiliárias de 37 cidades. O índice estadual de vendas recuou de 0,3615 para 0,3297. A queda interrompeu dois meses seguidos de crescimento e fez o saldo acumulado em 2015 ficar negativo em 0,93%.
O levantamento feito pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci-SP) mostrou comportamento diferente no mercado de locação residencial. O número de casas e apartamentos alugados foi 13,93% maior nesse período. O índice estadual de locação avançou de 1,9228 para 2,1906. O número de novas locações acumula crescimento no ano de 57,87%.

Estabilidade

Os preços dos imóveis usados residenciais permaneceram estáveis em setembro, com queda de apenas 0,09% em relação a agosto, segundo o Índice Creci-SP. No ano, a variação é negativa em 0,08%.
“Os indicadores mostram que 2015 deverá terminar com crescimento significativo no mercado de locação e que as vendas caminham para fechar o ano em baixa, se não houver surpresas extraordinárias no comportamento da economia até o final do ano”, prevê o presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto.
“Surpresas extraordinárias”, segundo Viana Neto, e com capacidade de influenciar os resultados do mercado de venda, seriam reajustes salariais muito acima da inflação para todos os trabalhadores, bônus mais que polpudos de final de ano e queda dos juros e ampliação dos limites de financiamento do crédito imobiliário.
“Nada disso vai acontecer, mas há fatores que podem fazer as vendas melhorarem antes do final do ano”, afirma o presidente do conselho. Entre eles, Viana Neto cita a injeção de R$ 173 bilhões do 13º salário na economia até dezembro, segundo estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), e a antecipação da decisão de comprar imóvel por causa dos efeitos da Medida Provisória 692/15, que alterou o texto da Lei nº 8.981/95 e aumentou o imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis.

 

Pesquisa do Creci mostra aumento de locação residencial (Foto)

Publicidade

Pesquisa avançada

FINANCIAMENTO

SIMULAÇÃO CAIXA FEDERAL

MINHA CASA MINHA VIDA

OUTROS TIPOS DE FINANCIAMENTOS

CORRETORES CADASTRADOS

DICAS

CONTATO

COMERCIAL

REDAÇÃO