Publicidade

Decoração

Iluminação de Natal requer segurança

POSTADA EM: 24/11/2015  |  POR: (AZ)

Fotos: Divulgação

 

Numa época em que muitas pessoas resolvem ornamentar as residências com pisca-piscas, vale tomar precauções para evitar choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios. Com a conta de energia mais salgada, outra providência é que os enfeites não provoquem gastos desnecessários no consumo.
O gerente de segurança do trabalho, saúde e qualidade de vida, da CPFL Energia, Márcio Mário Zidan, orienta as pessoas a contratar um profissional habilitado para orientar na aquisição de dispositivos e para realizar a instalação.
“Uma fiação defeituosa ou solta, somada a uma sobrecarga adicional devido aos acessórios instalados nesta época, é causa comum de danos graves, como o superaquecimento, choques e até a queima da fiação elétrica e consequente incêndio da casa”, explica.

Evite o benjamin

A pessoa não deve ligar vários enfeites em uma tomada usando o tradicional e perigoso benjamim. As emendas de fios também são desaconselhadas.
É preciso estar atento e revisar as instalações antes de ligar qualquer enfeite natalino à energia elétrica. Um profissional certificado deve verificar se a capacidade e a resistência dos condutores, tanto da fonte de energia quanto dos enfeites em si, são compatíveis com a carga elétrica requerida, observando o correto dimensionamento de cabos e fios.
Zidan comenta ainda que a pessoa precisa manter uma distância segura entre a decoração externa e a rede de distribuição de energia elétrica. Não deve subir em postes ou em árvores próximas da rede elétrica para pendurar os enfeites e nunca tentar fazer ligação direta da iluminação natalina na rede elétrica da distribuidora de energia.
Os enfeites também devem ser bem afixados para que não arrebentem durante um temporal, vindo a ser lançados na rede, podendo provocar curto-circuito. Outra medida de segurança é não colocar os enfeites luminosos próximos a piscinas ou em áreas sujeitas às chuvas - procure enfeites resistentes a água.
Uma opção é usar as lâmpadas LED, que duram mais, produzem menos calor, são mais seguras e são mais econômicas por consumirem menos energia.

Dicas

A decoradora Cecilia Dale orienta que o primeiro item da árvore de Natal é a colocação das luzes, para evitar que os fios apareçam por cima dos enfeites. Isso também garante que a árvore fique iluminada “por dentro”.
A pessoa deve começar a montar o pinheiro prendendo um filtro de linha com um lacre no tronco da árvore. Em seguida, precisa montar a camada de galhos da parte inferior da árvore para, depois, colocar as lâmpadas.

 

Profissional deve ser contratado para instalação de luzes (foto)

 

Procure instalar enfeites que sejam resistentes à água (foto)

Galeria

Publicidade

Pesquisa avançada

FINANCIAMENTO

SIMULAÇÃO CAIXA FEDERAL

MINHA CASA MINHA VIDA

OUTROS TIPOS DE FINANCIAMENTOS

CORRETORES CADASTRADOS

DICAS

CONTATO

COMERCIAL

REDAÇÃO