Publicidade

Decoração

Telhados verdes são opção sustentável

POSTADA EM: 01/03/2016  |  POR: (ACM)

Foto: Divulgação

 

Os centros urbanos podem ficar mais coloridos com os telhados verdes. O projeto de arquitetura utiliza plantas nas coberturas dos imóveis com o objetivo de trazer a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente para a casa ou apartamento. O sistema, além de alegrar o cenário predominantemente cinza das cidades, também auxilia na drenagem da água da chuva e proporciona isolamento acústico e térmico.
Os telhados vivos podem ser jardins em edifícios com telhado plano ou podem ser uma cobertura de gramíneas em telhados com inclinação. A grande vantagem dessa modalidade é o isolamento acústico e térmico. A diferença de temperatura entre um prédio com telhado verde pode ser até 5ºC menor que um com cobertura de concreto, segundo pesquisa realizada na Universidade de São Paulo (USP). A umidade relativa de edifícios com esse cuidado sustentável também é cerca de 15% maior.
A drenagem da água das chuvas é feita por esse jardim no alto das residências, assim como a absorção da poeira e poluição. Com isso, reduz-se a necessidade de escoamento de água e de sistemas de esgoto. Nesse jardim, pode-se plantar pequenas hortas, com alface, brócolis e olerícolas em geral, além de se colocar vasos e flores.
Para quem quiser optar por esse projeto é necessário muito estudo, pois para casas e edifícios já construídos a ajuda de um engenheiro é essencial, uma vez que deve ser observada a capacidade da laje para suportar a estrutura.
É possível trocar o telhado por uma laje para produzir hortas e ter um jardim, porém, é importante verificar quanto a estrutura comporta de peso, para evitar rachaduras na casa. A laje deve ser impermeabilizada para impedir vazamentos e infiltrações.

 

Engenheiro ajudará na construção de telhado verde (foto)

Publicidade

Pesquisa avançada

FINANCIAMENTO

SIMULAÇÃO CAIXA FEDERAL

MINHA CASA MINHA VIDA

OUTROS TIPOS DE FINANCIAMENTOS

CORRETORES CADASTRADOS

DICAS

CONTATO

COMERCIAL

REDAÇÃO