Publicidade

Decoração

Cômodos pedem projetos de iluminação

POSTADA EM: 12/10/2016  |  POR: (ACM)
Profissional vai identificar necessidade de moradores para projeto de iluminação de cada ambiente

Fotos: Divulgação

O excesso ou a falta de luz podem prejudicar a funcionalidade de qualquer ambiente, seja residencial ou comercial. Equilibrar a iluminação artificial e natural, por isso, é tão importante. Colocar as lâmpadas corretas e calcular a quantidade de luminárias necessárias para obter o efeito desejado exigem avaliações e projetos específicos feitos por um profissional da área de arquitetura.
Foi-se a época em que os lugares recebiam apenas um ponto de luz central.  A opção apenas clareava o ambiente, mas não o iluminava por completo. É importante considerar qual atividade será desempenhada no local antes de criar o projeto adequado de iluminação, além de obedecer às normas de padronização exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Para atividades que necessitam de luz mais intensa, o ideal são as luminárias focais, como abajur, spots e iluminação de mesa, que devem ser ligadas apenas durante o seu uso. Na cozinha, por exemplo, o ideal é que a área de trabalho (pia e fogão) receba iluminação direcional, localizada normalmente atrás de quem está cozinhando. Trilho com spots direcionais pode resolver o problema.

Dica

O ambiente de estudo também necessita de cuidados especiais com a iluminação. A medida serve para evitar problemas com a visão e até mesmo com dores de cabeça. Outra vantagem dessa medida é que o estudante poderá sentir mais prazer em estudar, pois não há interferência da iluminação no processo de leitura.

 

Capriche na iluminação da cozinha, ponto de encontro da casa (foto galeria)

Galeria

Publicidade

Pesquisa avançada

FINANCIAMENTO

SIMULAÇÃO CAIXA FEDERAL

MINHA CASA MINHA VIDA

OUTROS TIPOS DE FINANCIAMENTOS

CORRETORES CADASTRADOS

DICAS

CONTATO

COMERCIAL

REDAÇÃO