Publicidade

Novidades

Dicas para evitar incêndios domésticos

POSTADA EM: 23/11/2016  |  POR: Da redação
Vela acesa configura uma das principais causa de acidentes em residências

Foto: Divulgação

O Estado de São Paulo registra, anualmente, 10 mil incêndios, conforme informações do Corpo de Bombeiros. Muitas dessas ocorrências poderiam ser evitadas com pequenos cuidados diários.
O diretor executivo da Bonpet Brasil, Péricles Mattos, listou cinco dicas para ficar atento em casa – a empresa que atua no setor de engenharia e prevenção de incêndio.
A primeira orientação é não sobrecarregar tomadas. Em ambientes como sala ou quartos, é comum usar as tomadas benjamins para conectar vários cabos. Contudo, estas estruturas consomem muita energia ao mesmo tempo em ponto que pode não ter capacidade para suportar alta carga elétrica.
Na cozinha, é essencial prestar atenção às panelas com óleo quente – trata-se de um dos cômodos onde mais acontecem incêndios. A panela com óleo quente, quando superaquecida, pode pegar fogo. Neste caso, não se deve usar água para tentar conter as chamas, pois o choque térmico pode resultar em explosão.
A Bonpet Brasil ressalta ainda importância de observar vazamentos de gás na residência. Os cidadãos devem verificar se a mangueira e a braçadeira estão bem ajustadas (aliás, ambas devem ser trocadas a cada cinco anos). Se sentir cheiro de gás, ande descalço para evitar atrito, desligue a chave geral e abra portas e janelas. Nunca tente acender uma lâmpada da residência, pois a faísca produzida pode causar uma explosão.
 
Micro-ondas

Ao preparar alimentos no micro-ondas, com especial atenção aos pré-prontos, verifique se retirou todo o papel-alumínio ou outros metais – estes materiais nunca devem ser colocados dentro do aparelho.
A última dica é sobre as velas. Ao acender velas em casa, deve-se colocá-las em um lugar fixo, de forma que o item não tenha risco de tombar. Mantenha velas longe de objetos de fácil combustão, tais como papel, madeira e tecidos. Ah, e apague todas as velas antes de dormir!

Publicidade

Pesquisa avançada

FINANCIAMENTO

SIMULAÇÃO CAIXA FEDERAL

MINHA CASA MINHA VIDA

OUTROS TIPOS DE FINANCIAMENTOS

CORRETORES CADASTRADOS

DICAS

CONTATO

COMERCIAL

REDAÇÃO