Publicidade

Novidades

Confira dicas para usar o ar-condicionado

POSTADA EM: 14/12/2016  |  POR: (Da redação)
Temperatura próxima de 20ºC a 21ºC é suficiente para sensação de bem-estar

Foto: Divulgação

O uso diário do ar-condicionado pode aumentar em 30% o valor da conta de luz. Mas, conforme a CPFL Paulista, é possível obter o máximo de desempenho do aparelho gastando o mínimo.
Uma das medidas mais eficazes é comprar aparelhos com o selo Procel, que indica aos consumidores quais são os aparelhos mais eficientes e que economizam mais energia.
De acordo com a classificação, é possível comprar aparelhos que consomem de 12% a 26% menos energia, o que reduz sensivelmente os gastos. Os aparelhos são um pouco mais caros, mas eles se pagam em pouco tempo.
No momento da compra é preciso avaliar o tamanho da sua casa, em qual cômodo o ar-condicionado será instalado e quantas pessoas farão uso. Assim o consumidor saberá qual a potência ideal para a sua necessidade. Quanto maior for o espaço e o número de pessoas que o utilizam, maior deve ser a quantidade de BTUs do aparelho.
Outra dica importante é, quando o ar-condicionado estiver ligado, fechar todas as portas e janelas do ambiente para que a temperatura desejada seja alcançada mais rapidamente, reduzindo o consumo de energia.
Os modelos que têm recursos como o timer, em que o aparelho é programado e desliga sozinho, também são uma boa opção. É preferível escolher um modelo com termostato e leitura numérica, pois a variação de um grau eleva em até 8% o consumo de energia.

Longos períodos

Para quem utiliza o aparelho por períodos longos, a dica é escolher aqueles com a tecnologia inverter, que oferece maior eficiência energética à medida que ajusta o trabalho do compressor conforme a temperatura ambiente sem necessariamente desligar o compressor. Com esse tipo de equipamento, pode-se economizar cerca de 40% de energia se comparado a outros modelos convencionais de ar-condicionado.
Regular o ar-condicionado para funcionar em temperaturas mais baixas implica no aumento do esforço do motor e do compressor do aparelho, resultando em um consumo de energia mais elevado. Uma temperatura próxima de 20ºC a 21ºC é suficiente para proporcionar uma sensação de conforto e bem-estar.
Quem possui o aparelho deve ficar atento à manutenção periódica, realizando a limpeza do filtro de ar. Também é preciso desligar o aparelho sempre que as pessoas se ausentarem do ambiente refrigerado.

Publicidade

Pesquisa avançada

FINANCIAMENTO

SIMULAÇÃO CAIXA FEDERAL

MINHA CASA MINHA VIDA

OUTROS TIPOS DE FINANCIAMENTOS

CORRETORES CADASTRADOS

DICAS

CONTATO

COMERCIAL

REDAÇÃO