Publicidade

Locação

Contratos de aluguel podem subir até 6%

POSTADA EM: 01/02/2017  |  POR: (Da redação)
Ações locatícias registram queda em 2016: mercado mais estável

Fotos: Divulgação

Quem mora em casa alugada pode preparar o bolso: os contratos que fazem aniversário em fevereiro devem ser reajustados em até 6,65%, se considerada a cláusula de reajuste prevista no Índice Geral de Preços - Mercado, da Fundação Getúlio Vargas (IGPM-FGV).
O IGPM é eleito como um dos principais indicadores para reajustes contratuais por ser divulgado primeiro, ainda dentro do mês de referência. A variação no mês de janeiro foi de 0,64%.
Vale lembrar que os contratos com aniversários em outros meses têm outro porcentual de reajuste, dependendo do aumento do IGPM apurado no período.
O número de locações encerrou o ano estável. Levantamento realizado pelo Departamento de Economia e Estatística do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) apurou que, em dezembro, foram protocoladas 1.267 ações locatícias, 21,7% a menos que as 1.619 ações de novembro.
Com isso, as ações acumuladas no ano (janeiro a dezembro de 2016) totalizaram 17.490 casos, uma redução de 0,8% diante do acumulado em 2015 (17.623 ações).
“Aos poucos, o mercado tem apresentado certa estabilidade, graças à serenidade trazida pela lei das locações, que proporcionou segurança jurídica a locador e locatário”, afirma Jaques Bushatsky, diretor de Legislação do Inquilinato do Secovi-SP, por meio da assessoria de imprensa.

Galeria

Publicidade

Pesquisa avançada

FINANCIAMENTO

SIMULAÇÃO CAIXA FEDERAL

MINHA CASA MINHA VIDA

OUTROS TIPOS DE FINANCIAMENTOS

CORRETORES CADASTRADOS

DICAS

CONTATO

COMERCIAL

REDAÇÃO