Publicidade

Novidades

Pintura com cal

Procedimento é possibilidade para quem não quer gastar muito e busca efeitos rústicos na arquitetura

POSTADA EM: 31/05/2017  |  POR: (Da redação)
Cal tem poder bactericida, que previne a formação de mofo

Fotos: Divulgação

Seja em casa ou até mesmo no escritório, há quem prefira algo mais rústico em detrimento de cores mais fortes na decoração. A caiação é uma das técnicas mais antigas para uma aparência rústica. Fácil de aplicar e econômica, a técnica torna-se ainda mais atraente em tempos de crise. E é procurada por profissionais que buscam solução sustentável e de efeito diferenciado. As informações são da Votorantim Cimento.
A cal hidratada ainda foi resgatada como uma forma ecológica e sustentável de não agressão ao meio-ambiente. Livre de substâncias tóxicas, a cal é um dos produtos mais usados em hospitais, porque tem poder bactericida que previne a formação de mofo e oferece maior poder de cobertura, explica o gerente técnico de produto da Votorantim Cimentos, Marcio Yoshiharu Matsumoto. “Um viés de preservação da saúde além do baixo custo.”

Onde usar

A caiação, como é chamada a pintura à base de cal, pode ser aplicada em paredes externas e internas, bem como em superfícies rústicas e porosas como alvenarias de cimento, cal, concreto e bloco de concreto. Somente não deve ser aplicada em superfícies lisas como cerâmica, nem em paredes que já tenham recebido outros tipos de tinta.
A caiação não poderá ser feita sobre massa acrílica, nem sobre massa corrida, por não aderir às mesmas. Também não é indicada em superfícies de concreto armado por não proteger a armadura do efeito da corrosão.
Após dez dias da aplicação sob qualquer superfície, o local pode ser lavado. Importante ressaltar que a cal deve ser aplicada ao menos duas vezes, a primeira bem diluída para selar a superfície e a segunda mais consistente para dar o acabamento final. O intervalo entre as aplicações é de 24 horas. Um único saco de 8 quilos misturado a 16 litros de água permite a cobertura de uma área de 25 m² a 30 m².

Durabilidade

Para aumentar sua durabilidade, a recomendação é manter a superfície sem poeira, gordura, mofo e sem vazamentos, após a aplicação, pode ser aumentar a duração com a aplicação de fixadores, impermeabilizantes e aglutinantes naturais.
Na hora da compra é importante, o consumidor deve ficar atento a uma marca que faça parte do Programa Setorial de Qualidade (PSQ), idealizado pelo Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H).

Galeria

Publicidade

Pesquisa avançada

FINANCIAMENTO

SIMULAÇÃO CAIXA FEDERAL

MINHA CASA MINHA VIDA

OUTROS TIPOS DE FINANCIAMENTOS

CORRETORES CADASTRADOS

DICAS

CONTATO

COMERCIAL

REDAÇÃO