Publicidade

Novidades

ATÉ R$ 160 MIL

Esse foi o preço médio de imóveis financiados no 1º trimestre, segundo BC

POSTADA EM: 07/06/2017  |  POR: (Folhapress)
Vitória, capital do Espírito Santo, integra cálculo de índice sobre tendência de preço imobiliário

Foto: Divulgação

O preço médio dos imóveis vendidos no Brasil foi de R$ 160 mil no primeiro trimestre do ano, informou o Banco Central (BC).
É a primeira vez que a autoridade monetária informa o dado, que é calculado com base nas avaliações feitas por instituições financeiras para imóveis financiados em todo o Brasil.
O novo indicador, que será disponibilizado mensalmente, foi batizado de Mediana dos Valores de Garantia de Imóveis Residenciais Financiados (MVG-R), e leva em conta cerca de 90 mil operações para ser construído.
De acordo com o chefe do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro (Desig) do Banco Central, Gilneu Vivan, não é possível fazer o cálculo por região do Brasil ou por Estado, já que os dados mostrariam muita volatilidade.
“Esses dados são importantes para o BC para saber se existe uma bolha imobiliária, por exemplo. Se estamos em um processo de queda acentuada de preços de imóveis. A conclusão é que isso não está acontecendo no Brasil”, disse. “Não estamos em processo generalizado de perda de preços de imóveis.”

Longo Prazo

Vivan afirmou que, pelo indicador, a tendência de longo prazo é de leve queda no preço dos imóveis no País.
Até agora, o BC divulgava somente o Índice de Valores de Garantia de Imóveis Residenciais Financiados (IVG-R), que também tem como objetivo determinar a tendência de longo prazo de preços de imóveis no Brasil, mas que não é expresso em valores.
A autoridade monetária informou que promoveu uma série de melhorias no cálculo para aperfeiçoar o IVG-R.
Duas novas regiões metropolitanas, Vitória e Campo Grande, foram incluídas nos cálculos, e se retirou o impacto de imóveis de valor muito baixo, como os financiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

Publicidade

Pesquisa avançada

FINANCIAMENTO

SIMULAÇÃO CAIXA FEDERAL

MINHA CASA MINHA VIDA

OUTROS TIPOS DE FINANCIAMENTOS

CORRETORES CADASTRADOS

DICAS

CONTATO

COMERCIAL

REDAÇÃO