Publicidade

Novidades

REFORMA SEGURA

Cuidado tem de ser redobrado ao lidar com parte elétrica interna e externa

POSTADA EM: 14/06/2017  |  POR: (Da redação)
Quando um fusível derreter ou fundir, nunca o substitua por moedas, arames, fios de cobre ou de alumínio

Foto: Divulgação

Quem pretende realizar uma reforma no imóvel residencial ou comercial deve tomar um cuidado especial com a parte elétrica. Além de cuidar da rede elétrica interna, evitando problemas como choques, curtos-circuitos e até incêndios, é preciso estar atento ao executar obras, principalmente quando o trabalho de reforma é realizado nas proximidades da rede elétrica.
De acordo com a CPFL Paulista, nesses casos são comuns as ocorrências de acidentes, muitas vezes até fatais, envolvendo proprietários de imóveis e até mesmo profissionais da construção civil, antenistas e pintores.
No exercício de suas funções, esses profissionais podem ser vítimas de choque elétrico por se aproximarem ou colocarem suas ferramentas e equipamentos em contato com a rede energizada. Em muitos casos, não é preciso encostar nos fios para sofrer uma descarga.

Planejamento

Para evitar acidentes, o principal passo é planejar todo o trabalho cuidadosamente, observando sempre a localização da rede elétrica e o tipo de material que será utilizado.
Devem ser usados todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) e certificar-se de nunca movimentar antenas, vergalhões, telhas de metal ou cabos de rolo de pintura nas proximidades do sistema elétrico. Também é preciso cuidado com a instalação de andaimes.
A CPFL Paulista orienta a pessoa a avisar a distribuidora de energia local sempre que for executar algum serviço na fachada do imóvel. Há dicas de segurança no site http://www.cpfl.com.br/atendimento-a-consumidores/seguranca/dicas-de-seguranca/Paginas/default.aspx.
Também é possível comunicar a CPFL Paulista da execução de algum serviço em local de risco. O aviso pode ser feito pelo fone 0800 010 10 10 e, assim, receber apoio dos técnicos da empresa.

Publicidade

Pesquisa avançada

FINANCIAMENTO

SIMULAÇÃO CAIXA FEDERAL

MINHA CASA MINHA VIDA

OUTROS TIPOS DE FINANCIAMENTOS

CORRETORES CADASTRADOS

DICAS

CONTATO

COMERCIAL

REDAÇÃO