Publicidade

Novidades

Crédito imobiliário fecha primeiro semestre em queda

POSTADA EM: 02/08/2017  |  POR: (Folhapress)
Valor de empréstimos: R$ 20,6 bilhões

Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

No primeiro semestre deste ano, os valores de financiamento imobiliário com recursos da poupança foram 9,1% menores que no mesmo período do ano anterior.
Os dados foram divulgados pela Associação das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) na última semana.
As concessões de empréstimos pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) chegaram a R$ 20,6 bilhões entre janeiro e junho.
No mês de junho, o crédito cresceu 6,5% ante maio, mas diminuiu 11,1% em relação ao mesmo mês de 2016.
A comparação com junho do ano anterior é ainda pior no número de unidades financiadas, indicador em que houve queda de 22%. Foram financiadas aquisições e construções de 82,5 mil imóveis no semestre, queda de 17,9% em relação ao mesmo período de 2016.
Já no mercado de imóveis usados, no semestre, houve melhora de 9,7% nas concessões em relação à primeira metade do ano passado.

Perfil

O SBPE financia unidades com perfil de classe média, e demora mais para se recuperar do que o crédito imobiliário com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que tem crescido nos últimos anos.
“Havia uma expectativa de que a retomada ia acontecer no primeiro semestre deste ano, o que não se concretizou”, afirmou o presidente da associação, Gilberto Duarte de Abreu Filho.
“Ainda assim, a melhora nos imóveis usados é um indicador antecedente da recuperação. Não esperamos um segundo semestre brilhante, mas o setor de construção deve começar a reagir para haver crescimento em 2018”, diz.
Outro índice positivo, segundo ele, é o aumento de 6,5% nos recursos da poupança no semestre ante o mesmo período de 2016.

Publicidade

Pesquisa avançada

FINANCIAMENTO

SIMULAÇÃO CAIXA FEDERAL

MINHA CASA MINHA VIDA

OUTROS TIPOS DE FINANCIAMENTOS

CORRETORES CADASTRADOS

DICAS

CONTATO

COMERCIAL

REDAÇÃO