Atualmente, o rústico saiu das fazendas e casas do campo e agora faz parte de decorações urbanas, desde casas até restaurantes.
Quando se pensa em uma decoração ao estilo rústico, muitas vezes vem à cabeça algo sem muitos cuidados nos detalhes e decorado de forma grosseira. Mas, ao contrário do que parece, decorar um lugar e deixá-lo rústico requer cuidados e é preciso saber escolher as peças que vão compor o espaço para transformá-lo em um lugar bonito e aconchegante.
Atualmente, o rústico saiu das fazendas e casas do campo e agora faz parte de decorações urbanas, desde casas até restaurantes. A peça rústica em geral tem que ter texturas e acabamentos que não são delicados. As imperfeições e formas naturais são a cara de elementos deste estilo.
Mesas feitas com rodas de carros de boi, prateleiras e outros móveis feitos de madeira remetem ao rústico. Tijolos expostos na parede, pedras, couros e outros elementos que lembrem a vida no campo também ajudam a criar o ambiente.
Utensílios e assessórios usados em fazendas são ótimos para enfeitar e compor a decoração rústica, como cestos, panela de ferro e até mesmo vasos com flores. Se preferir, vale usar os pequenos detalhes para dar um toque colorido ao ambiente, já que os móveis de madeira são neutros. Aposte em almofadas e tapetes coloridos, por exemplo.
O estilo rústico também serve para quem gosta de modernidade. É possível usar peças modernas com acabamentos rústicos e até mesmo misturar peças contemporâneas com elementos neste estilo para trazer ainda mais personalidade aos ambientes.