Publicidade

Novidades

Confira prós e contras do consórcio de imóveis

POSTADA EM: 04/10/2017  |  POR: (Da redação)

A casa própria é o sonho de muitos brasileiros, por isso, todo cuidado é pouco na hora de descobrir a modalidade para “bancar” esse desejo. Existem no mercado diversas formas de obtê-lo como guardar o dinheiro em poupança ou fazer investimentos, financiamento imobiliário e consórcio. Este por dispensar o pagamento de juros é interessante para quem não tem pressa para comprar imóvel, possui dinheiro suficiente para dar um lance ou tem sorte.
O consórcio é a reunião de um grupo de pessoas físicas ou jurídicas que se autofinanciam. Cada cotista paga uma mensalidade por mês e nas assembleias mensais do grupo são realizados sorteios para definir qual participante será contemplado com a carta de crédito. Nessas reuniões, também é possível que outras pessoas deem lances para ter acesso a outras cartas de crédito, que ficarão disponíveis para quem estiver disposto a fazer a melhor oferta.
É uma alternativa válida para muitas pessoas, pois é uma maneira mais barata e menos burocrática de adquirir um imóvel. Mesmo com todas as taxas acrescentadas nas parcelas, o consórcio acaba “pesando” menos no bolso que os juros praticados pelos financiamentos existentes atualmente no mercado. O consumidor quando contemplado com a carta de crédito também tem o poder de barganha de quem paga à vista.

Tempo

Nem tudo são “mil maravilhas”. Antes de definir se vale a pena investir em um consórcio, preste atenção ao prazo para encerramento do grupo, que pode ser de até 15 anos, dependendo da administradora. O consumidor deve estar ciente das condições para o acesso a carta de crédito e que podem acontecer em três cenários diferentes: sorteio em assembleia, ao dar o maior lance em um leilão por outra carta de crédito ou, na pior das hipóteses, quando o grupo for encerrado. Essa modalidade, portanto, não é válida para quem tem pressa em adquirir sua casa própria.

Publicidade

Pesquisa avançada

FINANCIAMENTO

SIMULAÇÃO CAIXA FEDERAL

MINHA CASA MINHA VIDA

OUTROS TIPOS DE FINANCIAMENTOS

CORRETORES CADASTRADOS

DICAS

CONTATO

COMERCIAL

REDAÇÃO