Publicidade

Novidades

Arquitetura

Uso do vidro na construção é tema de mostra em São Paulo

POSTADA EM: 11/10/2017  |  POR: (Da redação)
Projeto de Lina Bo Bardi

Fotos: Divulgação

A exposição inédita, realizada na Casa de Vidro de Lina Bo Bardi, no Morumbi, na capital paulista, aborda a questão da utilização intensiva do vidro como material para a arquitetura, tendo como eixo central a comparação entre quatro emblemáticas casas de vidro modernas: as casas projetadas por Philip Johnson, Charles e Ray Eames e Mies Van Der Rohe nos Estados Unidos, e a residência do casal Bardi no Brasil.
A exposição Casas de Vidro tem como objetivo oferecer informações da história das quatro casas, propiciando a reflexão sobre os processos culturais, envolvendo o tema o vidro, que permite a completa transparência dos limites da casa e seu uso em diferentes situações.
Composta por 20 expositores, distribuídos pelos espaços da casa paulistana, a exposição conta com imagens de arquivo dos quatro projetos, estudos e comparações entre os arquitetos, suas poéticas de trabalho, métodos, referências e a vida íntima de cada um. 
Além do repertório fotográfico, serão expostas 12 maquetes produzidas especialmente para o evento, possibilitando um estudo aprofundado dos projetos e suas peculiaridades formais. Ao serem apresentadas lado a lado, as casas evidenciam as semelhanças e diferenças das opções formais e técnicas, dos modos de uso da habitação e suas contribuições na promoção e divulgação da arquitetura moderna.
A exposição complementa o Projeto da Casa de Vidro dos Bardi, apoiado pela Getty Foundation por meio do Programa Keeping it Modern, em desenvolvimento por uma equipe do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, coordenada pelo professor Renato Anelli, também curador desta exposição.

Serviço

A exposição ocorre de amanhã a 4 de março 2018. A visitação ocorre de quinta-feira a domingo, em horários específicos: 10h15, 11h45, 14h e 15h30. A entrada inteira custa R$ 20,00 (meia: R$ 10,00). O local da mostra é a Casa de Vidro, que fica na Rua General Almério de Moura, 200, em São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 3744-9902.

 

As quatro casas de vidro

• Casa de Vidro (projeto 1949-51), Lina Bo Bardi

• Farnsworth House (projeto 1945-47), Mies Van Der Rohe

• Philip Johnson Glass House (projeto 1945-47), Philip Johnson

• Eames House (Case Study House no 8) – (projeto 1948-49), Charles e Ray Eames

Fonte: reportage local

•••

Projeto de Mies Van Der Rohe (galeria 1)

Projeto de Charles e Ray Eames (galeria 2)

Projeto de Philip Johnson (galeria 3)

Galeria

Publicidade

Pesquisa avançada

FINANCIAMENTO

SIMULAÇÃO CAIXA FEDERAL

MINHA CASA MINHA VIDA

OUTROS TIPOS DE FINANCIAMENTOS

CORRETORES CADASTRADOS

DICAS

CONTATO

COMERCIAL

REDAÇÃO