Publicidade

Novidades

Mármore e granito garantem sofisticação a ambientes

POSTADA EM: 08/11/2017  |  POR: (Da redação)
É preciso cuidado com manuseio das pedras durante a aplicação

Foto: Divulgação

Seja pela facilidade de limpeza ou pela durabilidade, mármore e granito costumam ser ótimas opções para decoração de locais tanto externos quanto internos, garantindo um toque de sofisticação em ambientes clássicos ou arrojados.
Para aplicação em assentamento de pisos e revestimentos, a Votorantim Cimentos reuniu as principais dicas de cuidados necessários e argamassas mais indicadas para cada tipo de aplicação.
Antes de realizar a aplicação, é importante identificar a diferença entre granito e mármore. O granito tem visual mais “granulado”, enquanto o mármore, por ser um material poroso, é mais indicado para ambientes internos, uma vez que essa pedra pode sofrer com a ação do tempo e da poluição.
Embora esses materiais representem uma boa alternativa para revestimento de pisos e paredes pela sua durabilidade, alguns cuidados com manuseio das pedras durante a aplicação são fundamentais. De acordo com o consultor técnico de Mercado da Votorantim Cimentos, Filipe Cocont Coutinho, o mármore e o granito exigem atenção no assentamento, pois são mais suscetíveis a danos quando manuseados de maneira incorreta. “É importante que a argamassa não receba cal em sua composição, pois essa substância pode provocar o surgimento de eflorescências em pisos e paredes”, aconselha.

Tipos

Para a realização do assentamento de piso, as argamassas mais indicadas são o concreto farofa, as colantes ou as adesivas. Coutinho também ressalta que o contrapiso deve estar firme e livre de qualquer tipo de resíduo que dificulte sua aderência.
Em revestimentos verticais convencionais (não-aerados) – ou seja, aplicados diretamente na fachada com uso de argamassas e inserts metálicos, sem que haja espaço livre entre a fachada e o revestimento –, o assentamento pode ser utilizado sobre três tipos de base: emboço de argamassa, alvenaria ou concreto. Em relação à base, as argamassas aplicadas podem ser cimentícia, colante ou adesiva, sendo que as duas últimas têm melhor resistência e aderência.

Publicidade

Pesquisa avançada

FINANCIAMENTO

SIMULAÇÃO CAIXA FEDERAL

MINHA CASA MINHA VIDA

OUTROS TIPOS DE FINANCIAMENTOS

CORRETORES CADASTRADOS

DICAS

CONTATO

COMERCIAL

REDAÇÃO